sábado, 8 de maio de 2010

E são estes os altos dignatários da Nação ? ( II )

Estes último ano tem sido fértil em lamentáveis episódios ocorridos na Assembleia da República, aquela que é apelidada de casa da democracia, atendendo aos sucessivos improvisos durante as encenações dos srs. deputados para um povo moribundo, bem que podia ter o cognome da capital das amplas liberdades, senão vejamos:

- Um sr. ministro fez uns cornichos para um sr. deputado, mas vá lá demitiu-se de imediato ... se fosse hoje teria as minhas dúvidas que se demitisse;

- Uma sra. deputada chama Palhaço a outro sr. deputado, que na resposta subtilmente lhe chamou moça de Alterne. Consequências??? Nada porque estava já tudo a pensar nas compras de Natal e é tempo de paz e amor;

- Um sr. deputado, daqueles que pelos modos do próprio tem uma superioridade moral muito acima dos outros (desde que não lhe olhemos para debaixo do tapete) e como ia dizendo esse sr. deputado teve a distinta ousadia de dirigido-se-lhe dizer que o primeiro-ministro está mais manso.
Quando se chega a este ponto vale tudo, nem de perto nem de longe gosto da governação do homem, não contribui em circunstância alguma para o colocar lá, contra ele fiz campanha, mas deixa-me chocado que o primeiro-ministro do meu país seja assim enxovalhado sem consequências.
Mas este caso ainda teve a particularidade de com o beneplácito da comunicação social, transformar o agressor em vitíma ... "Porreiro Pá!", deve ter desabafado esse sr. deputado;

- E como episódio mais recente, temos um sr. deputado de passado muito duvidoso, mas arauto de grandes indignações, a roubar, gamar, subtrair, surripiar, furtar, desviar ou chamem-lhe o que quiserem, que ele mais habituado a tomar posse num cargo aqui ou num lugar ali, chamou-lhe isso, apenas tomou posse.
Neste caso recordei de imediato aquele verso de António Aleixo e que os Trovante cantaram: "A rica teve um menino, a pobre pariu um moço!" ... por mais que adjectivem o acto de forma suave, no fundo é igual, o resto é conversa fiada.
Consequências??? Apoiado com unhas e dentes, vá-se lá saber porquê!



Qualquer dos exemplos acima citado puderam ser visualizados pelas TV's, não foi contado, o que poderia deixar algumas dúvidas e sendo certo que estamos na presença dos mais altos dignatários da nação e os exemplos não vêm de cima, não será de esperar grandes melhorias no comportamento cívico da população.

Agora fico na expectativa de qual será o próximo episódio, porque não se vislumbram melhorias e outros casos não tardarão, mas:

TEM DE HAVER ESPERANÇA, TEM DE HAVER FUTURO!

Sem comentários:

Enviar um comentário