quinta-feira, 11 de junho de 2009

Feriados Religiosos


Hoje, e para quem não saiba é o dia do Corpo de Deus, celebração que ocorre desde os finais do sec. XIII e devido a sermos um país predominantemente católico alguém se lembrou de instituir um feriado, por forma a melhor comemorar a data.


No entanto, nos tempos que correm andam por aí uns paladinos da verdade absoluta, que a bons pulmões clamam que o estado é laico e republicano, fazendo verdadeiras cruzadas em sua defesa. Até aqui nada de novo.

O que me faz confusão, é que colocam tanto calor na defesa da laicidade do estado, mas não acabam com estes feriados religiosos porquê?

Se o estado é laico, como tanto fazem questão de sublinhar, não faz sentido manter estes feriados, parece-me uma incongruência nada ingénua.

Não querem o sr. Bispo nas cerimónias de estado, mas deixam ficar estes feriados religiosos, porque dão jeito de vez em quando para fazer umas pontes, era uma maçada levar coerentemente a laicidade até ao fim.

Intencionalmente só vêem um lado da questão, porque como é natural ficavam mal vistos se defendessem o fim dos feriados, assim a pusilâmine defesa da laicidade do estado afinal resume-se só aos palanques das cerimónias. É o que temos, mas:

TEM DE HAVER ESPERANÇA, TEM DE HAVER FUTURO!


1 comentário:

  1. Feriados, concordo com a anulação dos Religiosos,excepto o Natal, à quem defenda que Cristo teria nascida a meio do ano e não em 25DEZ
    digamos que o 25dez contenta tambem festa pagã.
    Sou católico mas não aceito um estado teocrático
    Pois que uma verdadeira democracia tem que ser defensora da liberdade religiosa.
    Em termos de política não há dúvida que esta
    situação é resultado de capitalismo selvagem.
    Manel.
    ação

    ResponderEliminar