quarta-feira, 10 de junho de 2009

Eleições Europeias 2009


Desta vez a noite
eleitoral trouxe-nos algo de muito raro:
Não houve só vencedores, houve derrotados e de forma inequívoca.

Na Europa, dum modo geral, os governos cujo posicionamento se pode apelidar de direita, mantiveram as suas posições, enquanto os de esquerda foram penalizados. Reconhecido que foi ter ocorrido na Europa uma viragem à direita, em Portugal, apesar da vitória do PSD o país virou à esquerda, posto isto dou comigo a interrogar-me:

Será que em Portugal é que estamos certos e os outros todos errados?

Com certeza que não, afinal de contas de Badajoz em diante tem todos melhor nível de vida. Se nos compararmos com os outros países da Europa (coisa que devia envergonhar os nossos governantes), verificamos que vamos ficando pelo final da tabela e só não descemos de divisão porque de vez em quando entram mais uns para nos darem uma folga e assim lá se vamos esquivando de sermos os últimos da lista. A população não vê isto e continua a votar à esquerda, cada um tem o que merece e é bem verdade!

Regressando aos resultados de domingo, verifica-se que atrás da estrondosa derrota do PS, já vêm exigir que o governo mude de atitude, mas porquê? se estamos a 4 meses de eleições gerais, e desses 4 meses, temos um mês de férias pelo meio e no mínimo outro de campanha eleitoral, não faz qualquer sentido estar nesta altura com mudanças, quando muito um compasso de espera relativamente ao compromisso com grandes obras. Faz muito bem o sr. Sócrates em não passar cartucho ao pessoal, não o passou durante 4 anos, porque raio o havia de fazer agora. E a você que votou nele e está chateado pergunto: Leu o programa antes de votar no homem? Se calhar não leu e agora está enfadado com uma governação que se calhar não anda muito longe do que tinha no programa eleitoral, portanto em vez de lhe andar a chamar nomes devia era estar-se a auto-flagelar.

A outra grande derrota da noite foram as sondagens, não me recordo de ver tal coisa. No entanto, não estou certo das razões do erro generalizado: manipulação? vergonha de assumir opções? medo de assumir opções? incompetência das empresas? Sinceramente não sei ao certo qual a resposta mais correcta, possivelmente até será uma mistura das 3 primeiras.

Quanto à sra D. Manuela e seus correlegionários, não deitem muitos foguetes, a meu ver não é líquido que ganhem as próximas eleições. Quer-me parecer que uma parte do sector mais "alegre" do PS foi dar uma alegria ao BE, mas regressará, assim como outra "alegre" parte quis castigar o sr. Sócrates através da abstenção. Como tal, não houve propriamente uma onda laranja de mudança.

Para terminar, não queria deixar de dizer que enquanto nestas eleições aparecerem nos boletins de voto os partidos nacionais, nunca serão verdadeiramente eleições europeias e haverá sempre a tendência de as considerar um acerto de contas com os governos ou uma 1ª volta de eleições gerais, acabando por não se discutir os temas europeus. A meu ver deveriam figurar nos boletins de voto os símbolos das famílias politicas europeias, aquelas a que os nossos partidos se irão agora juntar.

Entretanto, estamos a 10 de Junho e como tal convém não esquecer que é necessário mudar Portugal e para isso:

TEM DE HAVER ESPERANÇA, TEM DE HAVER FUTURO!

Sem comentários:

Enviar um comentário