terça-feira, 5 de outubro de 2010

5 de Outubro - Dia da Independência de Portugal

Passam hoje 100 anos sobre a implantação da República, anualmente comemora-se esta data com direito a feriado e tudo, mas estranho que nesta data se ignore um acontecimento com maior relevância ... a própria independência de Portugal, que ocorreu precisamente a 05 de Outubro de 1143 com a assinatura do Tratado de Zamora, esse sim é um facto que merecia ser comemorado.

Mas já que o enfoque está nos 100 anos da República, é sobre este período que nos devemos debruçar e na parte que me toca, cada vez mais vou chegando à conclusão que a implantação da República apenas nos trouxe a substituição de uma "Corte" por outra e podemos confirmá-lo com um olhar mais atento aos srs. deputados que são filhos e/ou familiares de deputados anteriores e com um olhar mais alargado aos Institutos, Fundações, etc... podemos verificar onde está colocada a restante "Corte".

Enquanto em Portugal, 4 em 4 anos ocorrem eleições para a presidência da república, o país fica dividido ao meio e a metade que não o elegeu desconfia sempre das suas atitudes e intenções, noutros países europeus onde a monarquia está implantada, os seus reis são um motivo de união nacional e quando olho para eles europeus verifico que todos têm um nível de vida superior ao nosso, essa é que é essa. 

Não dou vivas à República, nem dou vivas ao Rei, mas quando verifico que o orçamento para a Presidência da República Portuguesa é mais do dobro da Casa Real Espanhola e 4 vezes superior que o da Casa Real Sueca, dá-me vontade de ser monárquico.

Mas,
TEM DE HAVER ESPERANÇA, TEM DE HAVER FUTURO!

Sem comentários:

Enviar um comentário