sábado, 5 de junho de 2010

Dia Mundial do Ambiente

Hoje 5 de Junho é o dia Mundial do Ambiente e olhando à nossa volta podemos constatar que por detrás de projectos megalómanos e desnecessários, há todo um país onde a infinitésima parte desses investimentos fariam a diferença.

Neste dia quero recordar pelo país fora os inúmeros rios de pequena e média dimensão que atravessam cidades, vilas e aldeias, verificando-se que em muitos desses locais os mesmos estão já represados. Ao nível do distrito de Santarém e sem fazer o levantamento exaustivo dos que têm caudal suficente para o efeito, temos por exemplo em Tomar o rio Nabão represado em vários pontos, em Torres Novas o rio Almonda, em Pernes o rio Alviela e num rio maior, com um desperdício maior, temos açude de Abrantes no rio Tejo.


Porque razão o governo central não apoia e incentiva os municípios para com pequenos investimentos apostarem em mini-hídricas, que julgo até poderem contar com apoio de fundos comunitários para o efeito. Do que é que se está à espera para se efectuar o aproveitamento hídrico dessas represas? São recursos que estão a ser diariamente desperdiçados e nem têm o desagradável impacto visual das enormes torres eólicas.
 
A batalha por um ambiente melhor, não será ganha enquanto a hipocrisia se mover pelos corredores da governação escondida em discursos de vanguarda.
 
E também neste dia não posso deixar de recordar um ridículo exemplo: foi apreendida uma viatura cujo proprietário utilizava óleo de cozinha como combustível ... motivo: fuga aos impostos. Mas como pergunto eu, se o oleo de cozinha não é um produto petrolífero e o IVA foi pago no acto da compra desse produto?. O referido proprietário, ao cumprir a recomendada política dos 3 R's (Reciclar+ Reutilizar+Reduzir), à sua pequena escala por um lado contribuía para a preservação dos recursos naturais, por outro contribuía para a diminuição das importações e uma atitude que deveria ser louvada e incentivada, é ainda por cima penalizada porque afinal não contribuía para o desperdício dos 3 G's (Governo e Ganância dos Gulosos).
 
 
 
Mas,
 
TEM DE HAVER ESPERANÇA, TEM DE HAVER FUTURO!

Sem comentários:

Enviar um comentário