quinta-feira, 16 de julho de 2009

Só é socialista ou comunista, quem?


Só é socialista ou comunista, quem não sabe verdadeiramente o que isso é, ou sabendo, defende interesses próprios sem pensar no livre e saudável futuro dos filhos e gerações vindouras.


Vivendo do desconhecimento e ingenuidade, daqueles que de boa-fé, aspiram a uma vida melhor para si e para os seus, há por aí uns partidos que se denominam socialistas e comunistas. Sendo o Socialismo o primeiro estágio a caminho do Comunismo, apesar desses partidos o negarem e das muitas incongruências na sua actual actuação, não sei se não estaremos perante uma encapotada fase preparatória para esse primeiro estágio.

Se assim não é, então porque se auto-denominam dessa forma?

Eu sei o que não quero e verificando o rumo do país, onde a indiferença da população é gritante, tenho de acreditar que isto um dia mudará:

TEM DE HAVER ESPERANÇA, TEM DE HAVER FUTURO


2 comentários:

  1. São pontos de vista respeitáveis, mas se me permite o debate de ideias, eu penso
    que a questão se coloca de outra forma. A Democracia é até ver a única via que permite a livre escolha aos povos . Tanto a extrema direita como a extrema esquerda já nos ´´brindaram´´ com experiências tristes. Tenho amigos de todos os quadrantes políticos e até um acérrimo defensor da monarquia, não estou de acordo com tudo o que a esquerda diz ou faz. Mas não é líquido que o sicialismo democrático tenha como méta o comunismo, pois que a evolução da sociedade nos ultimos tempos cada vez mais aponta para uma nova ordem onde a honestidade vai permitir a aplicação da dialéctica que como se sabe se divide em tês partes, tese anti-tese e sintese e como tal é um processo dínamico, sem querer ser futurista este é o caminho do desenvolvimento e da paz. Manel

    ResponderEliminar
  2. Claro que permito o debate de ideias, se já no antigamente diziam que da discussão nasce a luz, e eu subscrevo isso, portanto na parte que me toca nada a opor.

    Quanto ao assunto em concreto, não entendi essa da questão se colocar de outra forma, senão vejamos:

    1. A Democracia é até ver a única via que permite a livre escolha aos povos . Concordo

    2. Tanto a extrema direita como a extrema esquerda já nos ´´brindaram´´ com experiências tristes. Concordo

    3. Tenho amigos de todos os quadrantes políticos e até um acérrimo defensor da monarquia. Eu também e conforme lhe disse no outro dia, questiono-me se não seria de adoptarmos a monarquia.

    4. não é líquido que o socialismo democrático tenha como meta o comunismo. Concordo, daí o meu desafio à clarificação nominal.

    5. a evolução da sociedade nos ultimos tempos cada vez mais aponta para uma nova ordem onde a honestidade vai permitir ..... Não tem visto os telejornais? Parece-me quase impossível que com tanto escrutínio de jornais e televisões ainda haja lata para tanta vigarice nos dias que correm, isto sem conotações partidárias.

    Em resumo, os "seus pontos" 1,2 e 4 até reforçam a minha ideia, e isso é que é importante.

    cumprimentos

    P.Bica

    ResponderEliminar